domingo, 20 de setembro de 2009

Breve diálogo entre Leonardo Boff e Dalai Lama.

No intervalo de uma mesa redonda sobre religião
e Paz entre os povos, na qual ambos participávamos,
eu, maliciosamente, mas também com interesse
teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?"

Esperava que ele dissesse: "é o budismo tibetano" ou
"são as religiões orientais muito mais antigas do
que o cristianismo."

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um
sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me
desconcertou um pouco, porque eu sabia da malícia
contida na pergunta - e afirmou:

"A melhor religião é a que mais te aproxima de
Deus. É aquela que te faz melhor."

Para sair da perplexidade de tão sábia resposta,
voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
-"Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti
a ressonância tibetana, budista, taoísta
de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível,
mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário,
mais responsável... A religião que conseguir
fazer isso de ti é a melhor religião..."

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje
estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.

Nenhum comentário: