segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Há no coração do ímpio a voz
da transgressão;
não há temor de Deus
diante de seus olhos.
Porque a transgressão o lisonjeia
a seus olhos e lhe diz que a sua
iniquidade não há de ser descoberta nem
detestada.
As palavras de sua boca são malícia e dolo;
abjurou o discernimento
e a prática do bem.
No seu leito maquina a perversidade,
detém-se em caminho
que não é bom,
não se despega do mal.
(Salmo 36:1-4)

Vinde, filhos, e escutai-me;
eu vos ensinarei
o temor do Senhor.
Quem é o homem que ama a vida e quer
longevidade para ver o bem?
Refreia a tua língua do mal, e os teus lábios
de falarem dolosamente.
Aparta-te do mal,
e pratica o que é bom;
procura a paz, e empenha-te
por alcançá-la.
Os olhos do Senhor repousam
sobre os justos,
e os seus ouvidos estão abertos
ao seu clamor.
O rosto do Senhor está contra os que
praticam o mal,
para lhes extirpar da terra a memória.
Clamam os justos,
e o Senhor os escuta
e os livra
de todas as suas tribulações.
Perto está o Senhor dos que tem
o coração quebrantado,
e salva os de espírito oprimido.
Muitas são as aflições do justo, mas o
Senhor de todas o livra.
(Salmo 34:11-19)

Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz
aquele cujo propósito é firme;
porque ele confia em Ti.
Confiai no Senhor perpetuamente,
porque o Senhor Deus é
uma rocha eterna;
porque ele abate os que habitam no alto,
na cidade elevada;
abate-a, humilha-a até a terra,
e até ao pó.
(Isaías 26:3-5)

Porque eu, o Senhor teu Deus,
te tomo pela tua mão direita,
e te digo:
Não temas, que eu te ajudo.
Não temas, porque eu sou contigo;
não te assombres,
porque eu sou o teu Deus;
eu te fortaleço e te ajudo,
e te sustento
com a minha destra fiel.
Eis que envergonhados e confundidos
serão todos os que estão
indignados contra ti;
serão reduzidos a nada,
e os que contendem contigo perecerão.
(Isaías 41:13, 10-11)

Mas agora, assim diz o Senhor,
que te criou, ó Jacó,
e que te formou, ó Israel:
Não temas,
porque eu te remi;
chamei-te pelo teu nome,
tu és meu.
Quando passares pelas águas eu serei
contigo; quando pelos rios,
eles não te submergirão;
quando passares pelo fogo,
não te queimarás,
nem a chama arderá em ti.
Porque eu sou o Senhor teu Deus,
o Santo de Israel,
o teu Salvador.
(Isaías 43:1-3a)

Vós sois as minhas testemunhas,
diz o Senhor,
o meu servo a quem escolhi;
para que o saibais e me creais e entendais
que sou eu mesmo,
e que antes de mim deus nenhum se formou,
e depois de mim nenhum haverá.
(Isaías 43:10)

Tornarão atrás e confundir-se-ão
de vergonha os que confiam
em imagens de escultura,
e às imagens de fundição dizem:
Vós sois nossos deuses.
(Isaías 42:17)

Não vos lembreis das coisas passadas,
nem considereis as antigas.
Eis que faço coisa nova, que está
saindo à luz;
porventura não o percebeis?
Eis que porei um caminho no deserto,
e rios no ermo.
Eu, eu mesmo, sou o que apago
as tuas transgressões
por amor de mim,
e dos teus pecados não me lembro.
(Isaías 43:18-19, 25)

Desfaço as tuas transgressões
como a névoa,
e os teus pecados como a nuvem;
torna-te para mim,
porque eu te remi.
(Isaías 44:22)

Eu irei adiante de ti,
endireitarei os caminhos tortuosos,
quebrarei as portas de bronze,
e despedaçarei as trancas de ferro;
dar-te-ei os tesouros escondidos,
e as riquezas encobertas,
para que saibas
que eu sou o Senhor, o Deus de Israel,
que te chama pelo teu nome.
(Isaías 45:2-3)

Assim diz o Senhor, o teu Redentor,
o Santo de Israel:
Eu sou o Senhor, o teu Deus,
que te ensina o que é útil,
e te guia pelo caminho
em que deves andar.
(Isaías 48:17)

Nenhum comentário: